Desafie seu corpo II

Desafie seu corpo II
setembro 13, 2017 yogaadventure
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Ásana (pronuncia-se assana) – procedimento orgânico do Yôga

Os ásanas são posições de atuação psicofísica.

A prática dos ásanas desenvolvem a musculatura mais forte e flexível. Ossos,  tendões e articulações mais resistentes, bem como o massageamento de órgãos internos e o equilíbrio das funções de diversas glândulas internas.

Para entender melhor vamos diferencia-los de exercícios físicos. Existem muitas diferenças entre o ásana e a ginástica.

Fazendo um resumo simples e básico, uma grande diferença é o simples fato de como você os vivenciam.  Quando você faz exercícios físicos, a maioria das vezes você se ocupa com uma outra atividade, assiste televisão, folheia uma revista, confere sua fanpage, checa sua caixa de email, ou seja, deixa sua consciência ausente. Agora para executar ásana, mesmo que queira é impossível pratica-lo fazendo outra atividade. É necessário o envolvimento por completo do praticante, com a máxima atenção possível na posição, movimento, na respiração e na descontração de todo organismo.

Tem dúvida? Experimente você mesmo. Pare agora essa leitura, levante-se, alinhe seus pés deixando o esquerdo à frente do direito a ponto que o calcanhar toque o dedo maior do pé direito, una as palmas das mãos a frente do tórax, feche os olhos e elimine qualquer oscilação do corpo, mantenha-se firme e imóvel!

Conseguiu? Agora tente ficar um minuto assim!

Os ásanas são executados com permanência e não repetição, dessa forma ele consegue dar um estímulo nervoso para contrair e soltar as fibras musculares. As contrações musculares proporcionadas pelos ásanas são isométricas. Todas as fibras musculares são estimuladas mas sem perder a função ou tornarem-se encurtadas, muito pelo contrário.

A contração estática ou isométrica estimula todas as fibras nervosas e musculares. O músculo desenvolve tensão, mas não há alteração em seu comprimento externo ou no ângulo da articulação em que esse músculo age. Estudos mostram que essa contração acarreta em um maior acúmulo sanguíneo no músculo, disponibilizando mais nutrientes.

Na contração isométrica, ocorre também um maior recrutamento das unidades motoras gerando assim mais força e resistência, a prática de ásana é tão intensa que proporciona aos músculos diferentes níveis de tensão. São estimuladas tanto as fibras de contração lenta, caracterizadas por fibras de resistência, quanto as fibras de contração rápida, que são caracterizadas por fibras de força e isso influi no rendimento e no resultado obtido, pois se os dois tipos de fibras forem estimuladas melhores ganhos serão obtidos.

Da mesmo forma que nos músculos, os ásanas realizam compressão e descompressão nos órgãos internos melhorando e equilibrando seu funcionamento. Auxilia ao domínio e controle respiratório e também na correção dos desvios de coluna.

Saindo um pouco dos benefícios do Yôga Adventure, os ásanas são importantíssimos para uma reeducação emocional e psíquica. As técnicas apesar de simples são extremamente desafiadoras recrutando a presença da sua consciência e atitude.

O Yôga Adventure o coloca todo tempo em desafio através das técnicas como os ásanas aumentando as percepções do seu comportamento em situações de dificuldade. No treinamento das técnicas, você tem a capacidade de verificar suas reações perante o “impossível”, diante de um confronto entre sua capacidade e sua determinação. Simulando situações que você encontra em um mundo outdoor, ou até mesmo em seu trabalho, em seu treinamento, em seu dia-a-dia.

Com essa aventura dentro de si, você reconhece seus limites e aprende a hora exata de amplia-lo ou retornar.  É preciso saber a hora de parar, isso não é desistência e sim um respeito a si próprio, ao seu corpo, a suas emoções e a sua mente.

Quando você não respeita e busca a superação através de uma imposição você se agride e a consequência disso pode ser algo indesejado, como uma lesão que compromete todas as horas e dedicação do seu treinamento.

Quantos atletas se lesionam alguns dias antes do campeonato!

 

Claudia Faria

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